Radio On LINE cidade FM

sexta-feira, 1 de junho de 2018

A DIGNIDADE DA PESSOA IDOSA

Estamos no mês do Sagrado Coração de Jesus. E, neste mês o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Apesar dos esforços é crescente o descaso com a Pessoa Idosa. No seu cotidiano, o idoso sofre negligência através da omissão da família ou de instituições que deveriam assegurar seus direitos básicos. Sofrem violência psicológica pelo menosprezo, discriminação, rejeição e o preconceito.

O Livro do Eclesiástico nos ensina: “Meu filho, cuide de seu pai na velhice, e não o abandone enquanto ele viver. Mesmo que ele fique caduco, seja compreensivo e não o despreze, enquanto você está em pleno vigor, pois a caridade feita ao pai não será esquecida, e valerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido”. (Eclo.3,12-14). Esta lição serve não só para o pai, mas para mãe, avós e aqueles que se dedicaram a nós durante toda a vida.

Precisamos resgatar e promover o valor e a dignidade das pessoas idosas. Elas não são objetos para serem colocadas de lado ou descartadas. Precisamos de uma sociedade para todas as idades, com uma visão positiva do envelhecimento e que desperte o sentimento coletivo de gratidão, apreço e valorização para que os idosos sejam inseridos nesta sociedade de forma ativa.
Precisamos criar a cultura do respeito à pessoa idosa. O mesmo respeito que todos nós vamos querer receber em nossa velhice.

Para isso, basta substituir a palavra descaso por atenção. Mas o poder imenso desse ato só se faz sentir com força quando a palavra abre o coração e transforma o verbo em ação.
Se olharmos para as coisas erradas elas nos atraem. Se ficarmos sempre reparando nas coisas ruins elas nos atraem. Por isso, devemos manter nossos olhos nos bons exemplos e nas atitudes de Jesus e aprender com elas.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos ajuda a experimentar esse amor e depois testemunhá-lo. O amor leva o nosso coração a bater no mesmo ritmo, pulsar na mesma frequência desse Sagrado Coração.

Percebam que quando nos aproximamos de alguém que amamos e esse amor é recíproco, o coração dispara para depois acalma-se e ambos batem na mesma frequência. Quando Maria chegou à casa de Isabel a criança pulou de alegria no seu ventre (Lc 1,44). Também quando o discípulo amado reclinou sua cabeça no peito do Mestre, seu coração pulsou na mesma frequência que o Dele (cf. 13,23). Então, quando chegarmos à presença de Jesus deixemos nosso coração acelerar de alegria e quando se acalmar, pulsar no mesmo ritmo do coração de Jesus.

Para termos devoção ao Sagrado Coração de Jesus, precisamos de um coração limpo, purificado e santificado. Se quisermos que nosso coração pulse no mesmo ritmo que o de Jesus, tenhamos os mesmos sentimentos que Ele e configuremos nosso coração ao Dele.
Deixemo-nos atrair por esse Coração que é misericórdia, amor, perdão e doação.


Pe. Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gentileza identificar, nome, cidade - UF.